Porque é que os gatos mordem as nossas mãos?

Nídia Teiga Uncategorized

Fonte: ArTeTeTrA

Quando um gato morde, poderá fazê-lo por diversas razões. Uma delas deve-se ao facto de este ser por natureza um caçador nato e de ter sempre o instinto de “atacar”.

Brincadeira

Como donos responsáveis, não devemos acostumar o gato a brincar com as mãos, o que por vezes poderá parecer divertido quando são pequenos, mas à medida que crescem a brincadeira torna-se mais agressiva e eles não saberão distinguir se ficarmos irritados.

É preferível que utilize sempre brinquedos e mantenha as mãos afastadas. Existem vários brinquedos que estimulam este instinto de caça e estes devem ser utilizados sempre que quisermos brincar.

Os gatos não caçam só as mãos, eles caçam também os nossos pés, chinelos, saias, entre outros. Para evitar este comportamento devemos fazer com que o gatos prestem atenção a outra coisa, como bolas, ratos cordas, etc.

Estimulação

Muitas vezes estamos a acariciar o gato e de repente este pendura-se na nossa mão com as unhas e dentes! Neste momento, deve ficar quieto para não dar origem a ataques de verdade. Poderá lançar algo para longe para redirecionar a atenção mas se ficamros quietos normalmente o gato acaba por perder o interesse.

Mas isto só acontece porque não observámos a linguagem corporal do mesmo. Os primeiros sinais estão no rabo, uma vez que se este se mexe de um lado para o outro é a altura ideal para parar os carinhos.

A barriga é uma das zonas mais sensíveis dos gatos e nem todos gostam de muitas festas. Se for o seu gato, provavelmente já conhece os sinais e sabe quando tem de parar. Se não conhecer o gato evite dar festas na barriga sem que este ofereça; se este oferecer e se o gato deixar de ronronar, dilatar as pupilas e encolher as orelhas deverá parar de imediato pois este poderá estar prestes a atacá-lo.

Apaixonada por animais e o seu melhor amigo é o Dallas, um Boxer muito querido e louco para a brincadeira.

Blogger e Community Manager da Love Pet Food. Licenciada em Economia na Nova School of Business and Economics e mestre em Marketing pelo ISCTE Business School.

Join thousands of pet lovers and get our weekly pawsome newsletter

Every week we send out our newsletter so you don't miss out on our tips, news and all things funny about our four legged friends.