Quando posso sair com o meu animal à rua?

Nídia Teiga Cães, Gatos, Saúde

Tal como os humanos, também os gatos e cães bebés precisam de atenção e ajuda nos primeiros meses de vida. Estes meses são bastante importantes para os animais, pois podem definir a saúde dos mesmos para o resto das suas vidas. Esta importância pode por vezes causar algum medo, ansiedade e dúvidas nos donos. Estas dúvidas baseam-se no tipo de comida, nos brinquedos, nas necessidades e na socialização. Todos sabemos que a socialização é bastante importante mas existe uma altura especifica para isso, mas qual será? Qual a melhor altura para isto acontecer sem que o animal corra algum tipo de risco?

A primeira coisa a ter em consideração antes de levar o animal à rua é levá-lo primeiro ao veterinário para que este possa definir o plano de vacinação do mesmo e o animal possa ficar seguro e protegido dos parasitas e bactérias existentes no meio ambiente. É por isso que até as vacinas serem todas tomadas, o animal deve permanecer em casa, num ambiente seguro, limpo e longe de outros animais que possam ter entrado em contacto com algum vírus.

Depois das primeiras vacinas nos primeiros meses, normalmente são 3 tomas mensais, as mesmas devem ser renovadas anualmente para que o animal fique protegido contra as principais doenças, como por exemplo, a parvovirose, raiva, leptospirose, tosse de canil, entre outras.

Gatos

Apesar dos gatos não serem animais que frequentam muito a rua, também necessitam de vacinas e devem também ter uma primeira consulta com o veterinário para que este possa iniciar o plano de vacinação. Tal como os cães os gatos normalmente também necessitam de 3 doses em 3 meses diferentes. Devem ainda tomar a vacina antirrábica que deve ser administrada juntamente com a ultima dose da vacina polivalente.

Depois destas precauções já pode levar o cão à rua ou até mesmo o seu gato com a probabilidade reduzida de que os animais fiquem infetados com algo mais perigoso.

Fotografia: koczkodan diesel via photopin (license)

Apaixonada por animais e o seu melhor amigo é o Dallas, um Boxer muito querido e louco para a brincadeira.

Blogger e Community Manager da Love Pet Food. Licenciada em Economia na Nova School of Business and Economics e mestre em Marketing pelo ISCTE Business School.

Join thousands of pet lovers and get our weekly pawsome newsletter

Every week we send out our newsletter so you don't miss out on our tips, news and all things funny about our four legged friends.