Prevenção e tratamento de envenenamento de cães

Nídia Teiga Cães, Informação, Segurança

Fonte: Martin Hesketh

Chocolate, Vinho e Flores

Estes são apenas alguns dos produtos domésticos que podem ser prejudiciais para o cão. Deve estar ciente das substâncias comuns que podem ser venenosas para o seu cão, bem como o que fazer para prevenir tratar um caso de envenenamento.

Causas

Ser seguro para os seres humanos não significa que seja seguro para os cães. Na verdade, muitos dos alimentos, medicamentos e produtos que temos em casa podem ser nocivos e tóxicos para o cão.

Alimentos para humanos

O metabolismo do cão é muito diferente do dos humanos razão pela qual alguns dos alimentos que consome poderem ser fatais para o seu cão. Os venenos mais comuns para o cão encontrados na cozinha incluem o chocolate, os abacates, as uvas, as passas e o álcool. Alguns alimentos humanos podem ser partilhados com o cão, no entanto é sempre melhor dar-lhe apenas biscoitos e comida feita para cães.

Plantas

Existem várias flores e plantas domésticas que podem ser venenosas para o cão, incluindo tulipas, narcisos, entre outras. Sempre que possível, deve evitar ter estas plantas em casa ou no jardim.

Medicamentos

Muitos medicamentos que são úteis para os seres humanos podem ser prejudiciais para os cães. Alguns dos exemplos mais comuns incluem antidepressivos, comprimidos para a  pressão arterial e analgésicos. Para evitar acidentes, deve guardar todos os medicamentos em armários que são inacessíveis ao cão.

Produtos para o lar

Existem inúmeros produtos domésticos comuns que contêm produtos químicos que nunca devem ser ingeridos pelo cão. Produtos anticongelantes são particularmente problemáticos porque na maior parte dos casos é mortal.

Insecticidas

Produtos para exteminar formigas, baratas e outras pragas de insetos podem ser venenosos para cães. Certifique-se que tais produtos são inacessíveis ao cão e siga sempre as orientações para a sua utilização.

Sinais de intoxicação

As substâncias venenosas podem afetar o cão de diversas formas dependendo do que ingeriu e da quantidade ingerida.  Alguns dos sintomas de envenenamento são:

    • Comportamento anormal
    • Fezes pretas
    • Tosse
    • Diarreia
    • Gengivas esbranquiçadas
    • Sede excessiva
    • Falta de apetite
    • Vómitos
    • Fraqueza

 

Suspeitas de envenenamento

Primeiro, fique calmo, embora seja importante agir rapidamente, deve agir com cuidado.

Passo 1

Recolha o veneno restante ou qualquer outra substância envolvida, como o vómito. Esta evidência pode ajudar o veterinário a identificar o tipo de veneno que afetou seu cão e dar-lhe os medicamentos corretos.

Passo 2

Ao falar ao telefone com o veterinário deve estar pronto para dizer-lhe a raça, idade, sexo e peso do cão, bem como sintomas e outras informações importantes sobre o incidente. Se possível, encontre o produto ou recipiente da substância venenosa e mantenha-o à disposição para referência durante toda a chamada.

No entanto, se o cão tiver uma convulsão, dificuldade em respirar, ou perder a consciência, leve-o de imediato às urgências.  

Apaixonada por animais e o seu melhor amigo é o Dallas, um Boxer muito querido e louco para a brincadeira.

Blogger e Community Manager da Love Pet Food. Licenciada em Economia na Nova School of Business and Economics e mestre em Marketing pelo ISCTE Business School.

Join thousands of pet lovers and get our weekly pawsome newsletter

Every week we send out our newsletter so you don't miss out on our tips, news and all things funny about our four legged friends.