Quais as causas e como podemos controlar os ciúmes dos cães

Nídia Teiga Cães, Dicas para cães, Treino

cão ciúmes

A forma mais comum do cão demonstrar que tem ciúmes é não deixar que outras pessoas se aproximem dos donos ou de determinada pessoa. Este é um comportamento desagradável e que prejudica muitos casais e famílias.

Para compreendermos este assunto devemos vê-lo através da perspetiva do cão. Existem várias razões para os cães sentirem ciúmes e ficarem agressivos.

Atenção

Uma das principais razões é a busca por atenção e o facto de prestar mais atenção a outra pessoa não “entra na cabeça” do cão. Se por exemplo um casal se estiver a abraçar e o cão se intrometer ele esta a tentar dizer que ele é o líder e é ele quem deve receber atenção. Este comportamento tem muita culpa dos donos, que incentivam quando o cão ainda é bebé e acham querido o “ciúme” do cão. Quando o cão exigir atenção, jamais faça o que ele quer e o ideal é ter este comportamento desde início. Quando ele se meter no meio do casal, retire-o e continue a fazer o que estava a fazer.

cão ciúmes

Curiosidade

Quando os cães não estão habituados a ver os donos a abraçarem pessoas poderão achar isto curioso e não irão parar de olhar ou de tentar perceber o que se passa.

Proteção

Existem muitos cães bastante possessivos com os donos e os membros da família e na cabeça deles o seu dever é proteger e manter os donos seguros. Se um estranho se aproximar e o cão não gostar ele fará tudo para o proteger o que poderá ser bastante desagradável para as pessoas. Estes comportamentos devem ser travados desde inicio, por exemplo se o cão estiver ao colo e começar a ladrar tire-o do seu colo e só o volte a colocar passado 20 minutos.

Este é um dos motivos pelos quais devemos socializar o cão desde bebé e acostuma-los a diferentes pessoas, barulhos, cheiros e situações.

Apaixonada por animais e o seu melhor amigo é o Dallas, um Boxer muito querido e louco para a brincadeira.

Blogger e Community Manager da Love Pet Food. Licenciada em Economia na Nova School of Business and Economics e mestre em Marketing pelo ISCTE Business School.

Join thousands of pet lovers and get our weekly pawsome newsletter

Every week we send out our newsletter so you don't miss out on our tips, news and all things funny about our four legged friends.