Quais os vegetais que o meu cão pode comer?

Nídia Teiga Alimentação, Cães

Fonte: Adriano Ferreira

Os donos sabem que a maior parte dos alimentos dos humanos são prejudiciais à saúde dos patudos, mas outros pelo  contrário, são benéficos. Alguns vegetais contribuem de várias formas para melhorar a nutrição dos mesmos.

Para que possam dar vegetais ao vosso cão sem qualquer tipo de problema deixamos alguns exemplos.

Cenoura

Este é um dos principais vegetais que os donos se lembram de dar, o que está correto, uma vez que ajudam a diminuir a comichão na gengiva dos cães mais novos e ajudam a parte digestiva.

Alface

A alface é boa para os animais que têm problemas nos intestinos, pois como não tem quase calorias as fibras existentes acabam por fazer a limpeza do mesmo.  Este vetegal é uma grande fonte de vitaminas A, C, E, K, minerais, zinco e ferro.

Couve

Para os cães acima do peso, a couve é uma ótima alternativa para ajudar a diminuir o peso. Deve ser cozinhada a vapor e cortada em tiras e de seguida juntar à ração para completar a refeição. Na couve existe muito ferro, cálcio e fibras, o que faz com que o cão se sinta mais satisfeito.  É também um alimento que previne a anemia e problemas com os ossos. No entanto não deve ser dada em grandes quantidades uma vez que causa flatulência.

Beterraba

Outro vegetal rico em ferro e que normalmente os animais gostam muito é a beterraba. A beterraba raramente é rejeitada pelos animais e ajuda nos problemas digestivos. Se decidir dar este vegetal não se assuste com a côr das fezes.

Abóbora

Por última, a abóbora que também deve ser cozinhada a vapor ou na água, cortada em pedaços e dada como um biscoito. Esta previne problemas de visão e evita derrames.

Os cães são animais carnívoros e por isso os vegetais não devem ser substitutos mas sim complementares à dieta. Esta dieta deve ser elaborada juntamente com o veterinário.

Foto: AdrianoSetimo Focinho via photopin (license)

Apaixonada por animais e o seu melhor amigo é o Dallas, um Boxer muito querido e louco para a brincadeira.

Blogger e Community Manager da Love Pet Food. Licenciada em Economia na Nova School of Business and Economics e mestre em Marketing pelo ISCTE Business School.

Join thousands of pet lovers and get our weekly pawsome newsletter

Every week we send out our newsletter so you don't miss out on our tips, news and all things funny about our four legged friends.