Quando é que o meu cão deixa de ser bebé?

Nídia Teiga Cães, Comportamento, Curiosidades

Apesar da sociedade estar a mudar e de se adotarem mais animais seniores, o mais comum ainda é ter um cão desde que ele é pequeno, bebé mesmo. Se tivermos um cão bebé vamos passar com certeza por todas as fases do crescimento, ou seja, a habituação à casa, a mudança de alimentação a troca dos dentes de leite, entre outras coisas.

No entanto nem sempre é fácil de perceber quando está a ocorrer a transição da infância para a vida adulta, este é um processo que pode ser confuso, mas ao mesmo tempo natural. Deixamos algumas ideias para que possa perceber quando é o que seu cão deixa de ser cachorro.

Hiper atividade

Os cães bebés são cães com muita energia e que saltam, correm, roem as coisas e procuram constantemente a atenção dos donos ou das visitas. A partir do momento que o seu cão deixar de saltar tanto, ou correr pela casa toda deve perceber se existe algum problema com o mesmo. Caso não exista, o mais provável é que este tenha crescido e se tornado num adulto e tenha deixado de ser um adolescente.

Mais horas de sono

Os níveis de energia de um cão alteram-se consoante a idade do mesmo. Ou seja, quando são muito pequenos vivem tal e qual uma bebé humano, comem e dormem muito. À medida que vão crescendo ganham uma grande energia e saltam e correm como se as pilhas não acabassem. Quando entram na fase adulta, acabam por ficar mais cansados depois do passeio e das brincadeiras o que fará com que os cães acabem por dormir mais horas.

Uns quilinhos a mais..

Com a redução da atividade física e o aumento das horas de sono os cães acabam por ter uma vida mais sedentária o que faz com que os cães possam ganhar alguns quilos a mais. Caso isto aconteça, deverá consultar o veterinário e adaptar a dieta do cão para a “nova” vida, uma dieta com menos hidratos de carbono e mais proteínas. Poderá também encontrar na nossa loja algumas rações adequadas a cada idade.

Ai os pêlos brancos..

Tal como nos humanos, também os cães acabam por mudar a cor do pêlo à medida que vão envelhecendo. Com a passagem dos anos, os pelos dos cães começam por ficar mais acinzentados e depois brancos. A principal zona onde isto acontece é o focinho.

Claro que todas estas adaptações vão ocorrer de forma diferente de cão para cão. Existem cães que até serem idosos têm uma vida bastante ativa, outros que desde pequenos que têm muito pouca atividade e outros que não ganham peso. Deverá acompanhar este desenvolvimento de perto e adaptar a sua vida e a vida do seu cão sempre que surgir uma nova mudança.

Fotografia: szeke Winston via photopin (license)

Fotografia: John Brighenti Lady Enjoying a Nap via photopin (license)

Apaixonada por animais e o seu melhor amigo é o Dallas, um Boxer muito querido e louco para a brincadeira.

Blogger e Community Manager da Love Pet Food. Licenciada em Economia na Nova School of Business and Economics e mestre em Marketing pelo ISCTE Business School.

Join thousands of pet lovers and get our weekly pawsome newsletter

Every week we send out our newsletter so you don't miss out on our tips, news and all things funny about our four legged friends.