Que quantidade de água deve o meu cão beber

Nídia Teiga Alimentação, Cães

A água é essencial a todos os seres vivos e fundamental para uma boa saúde, uma vez que a não ingestão poderá conduzir a problemas mais graves.

Quantidade

A dúvida permanece apesar dos constantes esclarecidos, qual a quantidade ideal de água que o meu cão deve ingerir?

A verdade é que é difícil indicar à partida uma quantidade exata, pois existem vários fatores que influenciam este número, como por exemplo o clima: regiões quentes favorecem a ingestão de água.   

Animais que vivem em espaços maiores, tendem também a beber mais pois praticam mais exercício.

No entanto e para não deixarmos de indicar um valor geral, podemos dizer que um cão em fase adulta deve beber cerca de 50 ml por casa quilo durante o dia.

Que tipo de água?

A origem da água deve ser igual à dos humanos, filtrada ou mineral para que não seja diminuída a probabilidade de transmissão de certos parasitas, ou mesmo outros tipos de doenças.

Alterações

Caso o seu cão deixe de beber água ou passe a beber água a mais sem que tenham existido algum tipo de alterações, quer no ambiente, na ração ou no stress do cão, deverá consultar o veterinário para que este possa despistar qualquer dúvida.

Fotografia: CaptPiper The Best Water is in the Hose via photopin (license)

Apaixonada por animais e o seu melhor amigo é o Dallas, um Boxer muito querido e louco para a brincadeira.

Blogger e Community Manager da Love Pet Food. Licenciada em Economia na Nova School of Business and Economics e mestre em Marketing pelo ISCTE Business School.

Join thousands of pet lovers and get our weekly pawsome newsletter

Every week we send out our newsletter so you don't miss out on our tips, news and all things funny about our four legged friends.