Que bactérias existem na boca do meu cão?

Nídia Teiga Cães, Higiene, Saúde

Fonte: Sachin Sandhu

Os cães utilizam a boca para explorar o ambiente. Estes não têm medo de a usar seja para o que for para apanhar algum animal morto, fezes, plantas, etc. Com este comportamento os animais criam na sua boca uma grande variedade de bactérias que poderão passar para todos aquela que receberem um “beijinho”. Para que esteja ciente do tipo de bacterias deixamos os principais locais onde as bacterias se encontram e formam.

Placa bacteriana

No Japão foi conduzido um estudo onde descobriram diversas bactérias na boca dos cães. Porphyromonas gulae  Tannerella forsythia e Campylobacter rectus são encontradas mais frequentemente nos cães do que nos humanos. Todas estas bactérias crescem nos tecidos periodontais e criam a placa bacteriana que se aloja  nos dentes dos cães.

Flora oral

Klebsiella pneumoniaEscherichia coliStaphylococcus aureusCitrobacter freundiiEnterobacter cloacaeAcinetobacter calcoaceticus e várias espécies Pasteurella são outras bactérias presentes na boca do cão. Estas são inofensivas na boca do cão mas quando entram em contacto com uma ferida aberta ou através de uma mordida podem originar uma infecção.

Mordidas

Os sintomas de uma mordida de cão incluem dor, vermelhidão e inchaço à volta da área da mordida. Estas mordidas podem trazer consigo algumas bactérias como a Pasteurella, a Capnocytophaga canimorsus e o vírus da raiva. Apesar de desde 1960 se considerar que não existe raiva nos animais domésticos em Portugal, ainda existe muito medo.

Lave sempre muito bem as mãos depois do seu cão o lamber e não deixe que este lamba feridas suas ou deles.

Apaixonada por animais e o seu melhor amigo é o Dallas, um Boxer muito querido e louco para a brincadeira.

Blogger e Community Manager da Love Pet Food. Licenciada em Economia na Nova School of Business and Economics e mestre em Marketing pelo ISCTE Business School.

Join thousands of pet lovers and get our weekly pawsome newsletter

Every week we send out our newsletter so you don't miss out on our tips, news and all things funny about our four legged friends.