Quem passeia quem quando saem à rua?

Nídia Teiga Dicas para cães, Primeiros meses, Treino

puxar a trela passear cao

Muitas das vezes, diríamos até na maior delas, são os cães que passeiam os donos e não o contrário. Os cães puxam as coleiras ou porque está a farejar ou viu algo, porque tem excesso de energia ou porque um dia o deixaram. Estas são apenas algumas das muitas razões para esta ação. Este “puxão” além de incomodativo para o dono é também prejudicial à saúde do seu amigo. Ao puxar o cão está a criar tensão na traqueia o que poderá causar tosse, danos na traqueia, vómitos, entre outros.

A solução não é ignorar, a solução está em aprender a controlar o cão e ensiná-lo a caminhar ao pé de nós. Isto irá melhorar bastante os passeios principalmente em ruas e locais muito movimentados.

puxar a coleira

3 dicas para passear o cão na rua:

1- Sempre que o seu cão estiver a puxar pare e não volte a andar até que este deixe de puxar. Quando ele deixar de puxar, recompense-o com um biscoito ou uma palavra simpática e comece a andar na direção oposta à que este estava a puxar.

2- Para este exercício é necessária uma trela de aproximadamente 2 metros. Se não encontrar, prenda uma corda à coleira. Saía de casa já com esta posta e de seguida pare num local e dê-lhe trela suficiente para que este caminhe e se afaste uns metros de si. Sempre que este não estiver a puxar, e a coleira estiver solta, recompense-o.
Quando já tiver treinado esta parte levante-se e comece a caminhar. O mais natural é o cão começar a puxar a trela, e neste momento devemos fazer o que acima descrevemos. Parar e só andar quando este não puxar. Este método é bom para cães que não tenham muita energia acumulada.

3- Sempre que sair de casa leve consigo biscoitos e mantenha-os na sua mão e junto ao focinho do cão para que este se mantenha perto de si. O ideal será dar 4 passos, parar e dar o petisco. O perfeito seria se o cão se sentasse cada vez que parássemos. Com os biscoitos poderemos medir a evolução do cão. Se os petiscos acabarem antes do passeio, quer dizer que o cão ainda está muito distraído. Se os biscoitos sobrarem significa que o cão já começa ter o hábito de passear junto a si, ao contrário do que fazia inicialmente para ser recompensado. Este método é bastante utilizado em escolas de correção.

puxar a coleira

Sempre que quiser ensinar algo ao seu cão tente que ele gaste um pouco de energia antes de começarem as lições. Brinque com ele, mas não em excesso, pois se brincar demasiado este ficará muito cansaço e não conseguirá assimilar mais informação.

Estas “aulas” serão bastante cansativas e por vezes desmotivadoras. Mas não percam a esperança nem a paciência. Insistam na educação dos vossos amigos.

 

Apaixonada por animais e o seu melhor amigo é o Dallas, um Boxer muito querido e louco para a brincadeira.

Blogger e Community Manager da Love Pet Food. Licenciada em Economia na Nova School of Business and Economics e mestre em Marketing pelo ISCTE Business School.

Join thousands of pet lovers and get our weekly pawsome newsletter

Every week we send out our newsletter so you don't miss out on our tips, news and all things funny about our four legged friends.