A raiva é uma doença que nos tempos de hoje é muito incomun, no entanto é algo que pode existir e no caso dos gatos é extremamente perigosa e fatal. Começando pelos sintomas e sinais característicos, esta doença é tão forte que poderá matar o gato em poucos dias, sendo que mesmo depois de tratada ainda poderá existir a possibilidade óbito.
Trata-se de uma doença bastante contagiosa e é transmitida pelo contacto direto e pela saliva. Posto isto é fácil de perceber que a forma mais fácil de contaminar outro gato, ou a mais comum, é através das mordidas.
Esta é uma doença que também poderá afetar os humanos que caso não recebam os tratamentos de imediato poderão sofrer graves problemas e correr sérios riscos de vida.
Afeta diretamente o sistema nervoso e causa problemas na medula e no cérebro.
Sintomas
O período de incubação da raiva poderá variar de 2 semanas até 2 meses e a mudança de comportamento é dos primeiros sintomas a surgir pois os mesmos ficam bastante agressivos.
A falta de apetite, hidrofobia, fotofobia, dilatação das pupilas, salivação espessa e excessiva e o mau hábito que adquirem de dar mordidas no ar são outros sintomas possíveis. Depois destes o quadro agrava-se e podrá mesmo levar à morte do animal em 4 dias.
Tratamento e prevenção
A raiva não tem cura e por isso a única forma de proteger os gatos é através da vacina antirrábica que poderá ser administrada desde pequenos (aconselhe-se com o veterinário para a melhor altura) e renovada anualmente. Outra forma de prevenir é afastar o seu gato doméstico de gatos vadios ou desconhecidos.
Em humanos é tratável e em animais caso seja descoberta incialmente.