Um cão vadio, a passar fome e mal tratado não é indiferente a ninguém. A vontade de o querer ajudar, dar-lhe carinho, amor, comida e um teto é muita. Mas não basta querer é necessário ter alguns cuidados quando pretende resgatar um animal vadio. A Love Pet Food deixa-lhe 5 regras essenciais:
Meio ambiente
É muito importante perceber se o local onde estão é seguro e não colocará em risco a sua vida ou a do cão. Se por exemplo estiver numa estrada movimentada não será prudente parar de repente e sair do carro.
Segurança
Depois de perceber se o cão está realmente perdido e não ausentou de ao pé do dono por instantes, tente perceber qual o estado físico e mental do cão. Caso o cão se encontre nervoso ou ansioso não aja por impulso pois este poderá magoá-lo ou morde-lo. Para evitar esta situação utilize uma barreira de proteção, como por exemplo uma raquete de ténis.
Atração
Assim que o cão se encontrar mais estável e calmo tente ganhar a sua confiança, oferecendo-lhe algo para comer e numa posição baixa para mostrar que não o pretende dominar ou ameaçar. Os movimentos bruscos devem ser evitados para que não assuste o cão. Apenas avance quando o cão estiver calmo e seguro.
Veterinário
Assim que ganhar a confiança do cão e o conseguir resgatar a primeira coisa que deverá fazer é levá-lo ao veterinário para verificar se este tem chip e quem é o seu dono. O médico veterinário poderá também examinar o cão e despistar possíveis problemas.
Donos
Caso o cão não tenha chip não assuma que ele não tem donos. Existem donos que não colocam chip nos seus cães e poderão estar à procura do seu animal. Tire algumas fotografias ao animal partilhe na rua, nas redes sociais com os amigos, por todo o lado. Se passado algum tempo os donos não forem encontrados poderá contactar algumas associações para encontrar um dono permanente para o patudo. Só depois deverá optar pelos canis.