Sabe o que é a Parvovirose? Descubra como prevenir esta doença.

Nídia Teiga Cães, Doenças e Parasitas

parvovirose

Todos ouvimos falar na doença parvovirose e o quanto esta é perigosa para os nossos amigos. Ataca principalmente os cães mais novos pois estes, ainda não desenvolveram, por completo o seu sistema imunológico nem acabaram o plano de vacinação. A parvovirose é extremamente contagiosa e transmite-se através das fezes, não sendo necessário ingeri-las, basta apenas o cão lamber a pata que esteve em contacto com o vírus.. O vírus da parvovirose, começa por atacar a faringe e as amígdalas e de seguida entra na corrente sanguínea, invadindo vários tecidos, tais como, pulmões, baço, médula, entre outros. Cerca de 80% dos casos acabam em óbito.

parvovirose

Sintomas da parvovirose

O principal sintoma da parvovirose são os vómitos, mas dado que estes sintomas ocorrem em várias doenças, muita vezes pensamos que se trata apenas de uma indisposição… Por este motivo, quando a doença é diagnosticada já se encontra numa fase muito avançada causando muitas das vezes a morte.

Outros sintomas comuns a esta doença são:
– Apatia
– Perda de apetite
– Desidratação
– Diarreia
– Febre – esta poderá não ocorrer em todos os cães, mas quando acontece a temperatura pode subir até aos 41º graus. O contrário, hipotermia, também pode ocorrer.

Os sinais clínicos geralmente aparecem até 4 dias após a infeção, no entanto, o período de incubação pode chegar aos 12 dias.

parvovirose

Tratamento da parvovirose

A primeira coisa a fazer, é isolar o cão para evitar novos contágios e interna-lo para poder receber fluidos, antibióticos, entre outros. Para que o cão volte a ter apetite devem ser administradas vitaminas e uma alimentação especial. O resultado destas primeiras intervenções dependerá do estado imunológico do cão.

parvovirose

Prevenção da parvovirose

A principal forma de prevenir é vacinar o cão de acordo com o plano de vacinação. A limpeza do ambiente em que este vive também é essencial. Devem ser utilizados desinfetantes apropriados pois, apenas estes conseguirão eliminar o vírus. Devemos prestar bastante atenção quando estamos a passear os nossos patudos na rua e limpar as suas patas sempre que cheguem a casa.

Agora já sabem como proteger os vossos amigos desta terrivel doença.

Apaixonada por animais e o seu melhor amigo é o Dallas, um Boxer muito querido e louco para a brincadeira.

Blogger e Community Manager da Love Pet Food. Licenciada em Economia na Nova School of Business and Economics e mestre em Marketing pelo ISCTE Business School.

Join thousands of pet lovers and get our weekly pawsome newsletter

Every week we send out our newsletter so you don't miss out on our tips, news and all things funny about our four legged friends.