Sabe quais as principais doenças que afetam os olhos do seu cão?

Nídia Teiga Cães, Doenças e Parasitas, Saúde

doenças olhos

Os nossos animais de estimação estão sujeitos a vários problemas de visão e doenças nos olhos que caso não sejam diagnosticados a tempo e tratados poderão levar à cegueira. Deixamos uma lista de principais doenças.

Catarata

A catarata é mais comum aparecer nos gatos e cães. O cristalino começa por se tornar opaco o que irá dificultar a visão do animal. Por não conseguirem ver, os animais começam por bater em paredes e objetos como se estivessem desorientados. Um dos principais sinais clínicos é também a alteração da cor, onde os olhos começam a ficar azulados e esbranquiçados. Num estágio inicial é indicada a intervenção cirúrgica.
h2>Conjuntivite

Esta doença é caracterizada pela vermelhidão nos olhos e secreção. As principais causas desta doença são o vento e corpos estranhos. Nos cães, esta doença não é contagiosa e pode ser tratada com colírios e antibióticos indicados pelo veterinário.

doenças olhos

Uveíte

A uveíte é uma inflamação da camada média do olho que pode ser causada devido a uma trauma, bactérias, fungos ou vírus. Os seus principais sintomas são a dor e a vermelhidão e caso não seja tratada a tempo poderá tornar-se numa catarata ou glaucoma. O tratamento é feito com anti-inflamatórios receitados pelo veterinário.

Não se consegue prevenir todas as doenças oftalmológicas. No entanto existem alguns cuidados básicos que se podem ter:

– Observe o cão e verifique se este passou a estar em locais mais escuros e se está a ir de encontro aos objetos e paredes;

– Durante o banho use shampoos próprios para cães;

– Não utilize colírios sem a orientação do veterinário;

– Evite vento forte nos olhos do cão. Por exemplo no carro, não deixe a janela aberta;

– Visite regularmente o médico veterinário. Ele poderá avaliar como anda a saúde do seu cão.

Apaixonada por animais e o seu melhor amigo é o Dallas, um Boxer muito querido e louco para a brincadeira.

Blogger e Community Manager da Love Pet Food. Licenciada em Economia na Nova School of Business and Economics e mestre em Marketing pelo ISCTE Business School.

Join thousands of pet lovers and get our weekly pawsome newsletter

Every week we send out our newsletter so you don't miss out on our tips, news and all things funny about our four legged friends.