Sabe tudo sobre a Leishmaniose?

Nídia Teiga Cães, Doenças e Parasitas, Saúde

Fonte: n° N6MAA10816

Prevenir é o melhor remédio e para isso é preciso estarmos informados.

Como sabemos existem várias doenças que são transmitidas através de insetos, e a leishmaniose é uma delas. Esta doença pode atacar tanto animais como humanos e apenas é transmitida se o inseto picar um portador da doença. Após a picada o parasita amadurece dento do mosquito e este transmite a mesma depois de picar outro humano ou animal saudável.

O tempo de incubação é bastante variável sendo que poderá ir de 3 meses até 7 anos e os cães e roedores são os mais afetados pois são os que se encontram mais tempo na rua.
h3>Sintomas

Os principais sintomas ocorrem principalmente na pele, em forma de ferida com crostas e secreções. Estas feridas podem ainda formar nódulos e cicatrizes permanentes no corpo. Outros locais que podem também ficar afetados são a mucosa da boca ou do nariz o que por sua vez provoca lesões inflamatórias.

Com o passar do tempo os parasitas vão afetando as células do corpo, destruindo a imunidade do organismo e causando outros problemas como a anemia, perda de peso, febre e fraqueza.

Normalmente estes parasitas estão mais presentes no baço, fígado e medula óssea.

Diagnóstico

Para podermos ter a certeza que o animal está infetado é necessário fazer alguns exames e posteriormente recolha de alguns tecidos para se conseguir localizar os órgãos afetados.

Tratamento

Depois de confirmada a doença é necessário começar a fazer um tratamento através de medicamentos, quer para a leishmaniose cutânea e a visceral. É ainda importante manter o animal longe de locais onde o mosquito possa existir, como por exemplo matas e rios, sítios húmidos e com grandes quantidades de insetos.

Prevenção

Existem no mercado diversas formas de prevenir, como é o caso das coleiras, vacina e xaropes. Deverá falar com o seu veterinário para que este lhe possa indicar qual a melhor solução e em que alturas deverá fazê-lo. Estas formas não são 100% eficazes, pelo que todo o cuidado é pouco e deverá estar sempre atento.

Fotografia: n° N6MAA10816 la truffe du chien – the truffle of the dog via photopin (license)sms tracker, mobile phone spy, best app for parental control

Apaixonada por animais e o seu melhor amigo é o Dallas, um Boxer muito querido e louco para a brincadeira.

Blogger e Community Manager da Love Pet Food. Licenciada em Economia na Nova School of Business and Economics e mestre em Marketing pelo ISCTE Business School.

Join thousands of pet lovers and get our weekly pawsome newsletter

Every week we send out our newsletter so you don't miss out on our tips, news and all things funny about our four legged friends.