Sair da rotina diminui o stress do seu cão

Nídia Teiga Cães, Comportamento, Informação

Fonte: Günter Hentschel

Está comprovado que cães que passeiam mais e que quebram a rotina têm menos stress.

Numa pesquisa, alguns cientistas britânicos estudaram o stress de 29 cães, tanto em casa como num hotel para cães. Durante este estudo os investigadores mediram os níveis de corticosteroides (stress) e epinefrina (adrenalina), assim como o comportamento dos cães, ou seja se ficavam inquietos, agitados ou se bocejavam. Estudaram ainda a sua saúde física onde tentaram perceber se existiam mudanças na pele, temperatura do corpo, no nariz e na alimentação.

Os investigadores chegaram à conclusão que o nível de excitação aumenta quando os animais estão fora de casa e com isso os níveis de cortisol aumentam mas não quer dizer que estejam stressados, muito pelo contrário. A excitação de estarem num hotel ou na rua, juntamente com os exercícios físicos faz com que os mesmos se sintam menos stressados e mais alegres.

Tente sempre fazer novos passeios e caminhadas com o seu cão e vai ver que o stress diminuirá.

 

Fotografia: Günter Hentschel Sam das Gartenmonster!! via photopin (license)

Apaixonada por animais e o seu melhor amigo é o Dallas, um Boxer muito querido e louco para a brincadeira.

Blogger e Community Manager da Love Pet Food. Licenciada em Economia na Nova School of Business and Economics e mestre em Marketing pelo ISCTE Business School.

Join thousands of pet lovers and get our weekly pawsome newsletter

Every week we send out our newsletter so you don't miss out on our tips, news and all things funny about our four legged friends.