Salve o seu cão este verão

Nídia Teiga Alergias, Cães, Saúde

Apesar de não parece, o verão está quase a chegar e para que não sejam apanhados despercebidos indicamos algumas dos problemas mais comuns desta época.

Com o bom tempo e o calor o que mais apetece são passeios junto ao mar ou no campo com o seu patudo. No entanto durante esta época devemos ter certos cuidados para evitar: insolação, dermatites, anemias, entre outras.

Fernanda Fragata, médica veterinária e diretora do Hospital Veterinário Sena Madureira, durante o verão existe uma maior incidência deste tipo de problemas e por isso os check-ups devem ser feitos com maior regularidade, principalmente no final do verão.

É também durante a primavera e verão que se registam um maior número de picadas de mosquitos e insetos. Esta questão pode ser alarmante se o mosquito estiver infetado ou for portador de alguma doença, como é o caso da leishmaniose.

Praia

Após um banho na praia é essencial passar o seu cão por água doce sem shampoo para não eliminar a oleosidade natural da pele do cão. Durante o verão é também desaconselhável secar o cão com secador uma vez que o ar quente poderá elevar ainda mais a sua temperatura corporal.

Tal como os humanos, também os cães precisam de sombra, água fresca e um protetor solar. No caso dos cães com pouco pêlo nas orelhas e com o focinho despigmentado, o cuidado deve ser redobrado para que mais tarde estes não desenvolvam cancro de pele.

cão verão

Campo

No caso do campo o principal cuidado a ter são as carraças. Este parasita é responsável por graves infeções que causam anemia e problemas cardíacos. Sempre que der um passeio pelo campo, faça um check-up ao corpo do seu cão para ver se este não transporta nenhuma carraça.

Quais são os cuidados que têm durante esta altura?

Apaixonada por animais e o seu melhor amigo é o Dallas, um Boxer muito querido e louco para a brincadeira.

Blogger e Community Manager da Love Pet Food. Licenciada em Economia na Nova School of Business and Economics e mestre em Marketing pelo ISCTE Business School.

Join thousands of pet lovers and get our weekly pawsome newsletter

Every week we send out our newsletter so you don't miss out on our tips, news and all things funny about our four legged friends.