Sarna, um perigo para os cães!

Nídia Teiga Cães, Doenças e Parasitas, Saúde

Fonte: Png Nexus

A sarna é uma doença que é causada pela existência de ácaros na pele dos cães, mas por um tipo específico, um tipo de ácaros que desencadeiam reações nocivas e que incomodam o cão.

Estes ácaros não se encontram apenas na rua, estes também podem estar presentes nos cobertores, sofás ou até mesmo nos brinquedos o que faz com que qualquer cão possa ter esta doença, este problema. No entanto existem vários tipos de sarna.

3 tipos de sarna

Sarna sarcóptica

Este tipo de sarna é causada pelo ácaro ácaro sarcoptes scabei, e pode atingir os cães em qualquer época do ano e em qualquer idade. Esta doença provoca muita comichão, fazendo com que os cães se cocem até causar feridas. Os indícios mais comuns são: pele avermelhada, borbulhas, queda de pelo e crostas e é altamente contagiosa. O tratamento passa por banhos especiais e medicamentos.

Sarna otodécica ou sarna de ouvido

A sarna de ouvido, tal como o nome indica, afeta apenas o ouvido e é causada pelo ácaro otodectes cynotis e é transmissível entre cães e gatos.  Também provoca comichão intensa na orelha e ouvido afetado e outro sintoma é a produção excessiva de cera. Para resolver este problema o veterinário normalmente prescreve medicamentos para serem colocados diretamente no ouvido e banhos antiácaros.

Sarna negra

Este é o último tipo e pode também ser conhecido por sarna demodécica que é causada pelo ácaro dermodex canis. Ao contrário das já indicadas, esta não é contagiosa pois existe uma predisposição genética. Este agente está presente em todos os cães mas poderá estar sempre “adormecido”. Dado o tipo de sarna, este tratamento é algo demorado e com vários procedimentos

A forma de se apresentar desta sarna negra, é através de feridas com secreções e cheiro forte. Não tem cura mas pode ser controlada durante toda a vida.

Cuidados

Se o seu cão se começar a coçar não ache logo que este tem sarna, visite primeiro o veterinário para que este possa perceber se realmente é. Caso se confirme este terá ainda de perceber de que tipo de trata e qual o tratamento que deve receber.

Apaixonada por animais e o seu melhor amigo é o Dallas, um Boxer muito querido e louco para a brincadeira.

Blogger e Community Manager da Love Pet Food. Licenciada em Economia na Nova School of Business and Economics e mestre em Marketing pelo ISCTE Business School.

Join thousands of pet lovers and get our weekly pawsome newsletter

Every week we send out our newsletter so you don't miss out on our tips, news and all things funny about our four legged friends.