Se fosse gato gostava de usar um guizo?

Nídia Teiga Gatos, Histórias, Segurança

guizo no gato

Hoje em dia é muito difícil encontrar uma coleira para gato que não tenha um guizo. Para alguns donos é indiferente e até tiram. Mas a maioria não tira porque não quer ter trabalho ou porque acham piada ao barulho e justificam-se com “para saber onde está o gato”.

Mas será que já nos pusemos no lado do gato para entender o seu ponto de vista? Já se imaginou com um guizo destes perto da sua orelha que faz barulho a cada movimento? Para eles isto é bastante incomodativo a vários níveis. Se estes forem a presa, não podem deixar que os predadores os vejam senão serão a próxima refeição de outro animal. Estes são conhecidos por serem quase “invisíveis” e peritos em esconderijos. Se tiverem um objeto que faz barulho sempre que se movem, toda a sua essência desaparece e poderá transformá-los em gatos nervosos e frustrados.

 guizo no gato

Para que serve o guizo?

p style=”text-align: justify”>Esta ideia de colocar um guizo na coleira dos gatos remonta a anos passados e está descrita nesta fábula de Esopo:

A assembleia dos ratos – Fábula de Esopo
Era uma vez uma colônia de ratos, que viviam com medo de um gato. Resolveram fazer uma assembleia para encontrar uma maneira de acabar com aquele transtorno. Muitos planos foram discutidos e abandonados. No fim, um jovem e esperto rato deu uma excelente ideia:
-Vamos pendurar uma sineta no pescoço do gato e assim, sempre que ele estiver por perto ouviremos a sineta a tocar e poderemos fugir.
Todos bateram palmas; o problema estava resolvido. Vendo aquilo, um velho rato disse:
– O plano é inteligente e muito bom. Só falta uma coisa: quem vai pendurar a sineta no pescoço do gato?

Guizo_gato

Na verdade o guizo apenas salva as presas, pois estas rapidamente também descobrem “onde está o gato”. Mas até este conceito está a mudar. Uma pesquisa realizada na instituição britânica British Trust for Ornithologists (BTO) mostrou que os gatos neste momento estão a começar a aprender a caçar sem fazer barulho com o guizo. A solução desta instituição, para os donos de gatos que utilizam guizos, passa pela utilização de coleiras com cores vibrantes e chamativas, como por exemplo as cores néon, que se destacam na paisagem. Existem também umas coleiras que refletem a luz. Estas coleiras são ótimas para “saber onde está o gato” e para evitar os atropelamentos.

Se o seu gato vive em casa e num ambiente seguro, não existe qualquer necessidade utilizar estes guizos. Em vez disso, utilize-o para construir um brinquedo… o seu gato agradece!

 

Apaixonada por animais e o seu melhor amigo é o Dallas, um Boxer muito querido e louco para a brincadeira.

Blogger e Community Manager da Love Pet Food. Licenciada em Economia na Nova School of Business and Economics e mestre em Marketing pelo ISCTE Business School.

Join thousands of pet lovers and get our weekly pawsome newsletter

Every week we send out our newsletter so you don't miss out on our tips, news and all things funny about our four legged friends.