Sinais de que deve levar o seu cão ao veterinário

Nídia Teiga Cães, Saúde

Ser dono de algum animal é algo que pode mudar a nossa vida, que nos traz muitas alegrias, muitas felicidades, mas também muitas responsabilidades. Os animais podem ficar doentes tal como as pessoas e por isso devem fazer check-ups regulares. Para os donos dos cães vamos deixar uma pequena ajuda. Vamos deixar alguns sinais que deve estar atento pois querem dizer que o cão precisa de ir ao veterinário.

Menos ativo

Quando os cães são novos, são muito energéticos, mas se deixam de o ser e de deixar de ter toda esta energia, ou de não se aguentarem nas patas, poderá querer dizer que têm algum problema. Para poder descartar qualquer tipo de hipótese leve-o ao veterinário.

Coçar e mordiscar

Olha para o seu cão e ele está constantemente a lamber, coçar e a mordiscar exatamente o mesmo sítio, o que poderá ser? Poderá ser algum problema de pele, algo que os cães têm muita probabilidade de ter, principalmente quando estão em contacto com ervas, carraças, pulgas ou outros insetos que piquem.

Problemas digestivos

É normal que os cães por vezes vomitem e tenham diarreia, pois podem ter comido algo que não lhes tenha feito bem. No entanto se o problema persistir o melhor é levar ao veterinário para que este faça algumas análises e consiga perceber se o problema tem origem nalguma virose, parasita ou bloqueio nos intestinos.

Tossir ou Espirrar

Os cães de canil que têm contacto com outros cães ou mesmo depois de umas férias num local apropriado, os cães podem ser contagiados por uma infeção respiratória, a chamada tosse de canil. Se o seu cão estiver com tosse de canil irá entender ao fim de 2 horas pois o tossir será extremo e irregular. Leve-o ao veterinário para que este lhe possa dar algum antibiótico.

Cada cão é um cão e nada melhor que o próprio dono para perceber quando o comportamento fica diferente e quando deverá levar ao veterinário. Mas os sinais a cima não deixam de ser sinais de alerta.

Fotografia: NetReacher Image Studios Mr. Benjamin Buttons via photopin (license)

Apaixonada por animais e o seu melhor amigo é o Dallas, um Boxer muito querido e louco para a brincadeira.

Blogger e Community Manager da Love Pet Food. Licenciada em Economia na Nova School of Business and Economics e mestre em Marketing pelo ISCTE Business School.

Join thousands of pet lovers and get our weekly pawsome newsletter

Every week we send out our newsletter so you don't miss out on our tips, news and all things funny about our four legged friends.