Terra-nova, das raças mais gentis mas também das maiores

Nídia Teiga Cães de Raça

Já há algum tempo que não falamos sobre uma raça específica e por isso decidimos que chegou o dia do Terra-nova. Com origem no Canadá, de porte grande podendo chegar aos 55kg facilmente, pelo preto e onde a sua esperança média de vida vai desde os 8 aos 10 anos.

Comportamento

O Terra-Nova é considerado um cão de água muito dócil e gentil. Com paciência para dar e vender, o Terra-nova é ótimo com crianças e para uma família que tenha espaço em casa. No entanto deve socializa-lo desde o início para que este não estranhe as pessoas desconhecidas.

Cuidados

Esta é uma raça que necessita de exercício físico para se manter em forma, pelo que deverá passeá-lo todos os dias mas sem grandes atividades pois a sua energia é moderada. Caso possa, leve-o para locais onde ele possa dar uma mergulho pois os mesmos adoram e além disso não vivem muito bem com o excesso de calor, por isso caso tenha espaços com sombra não haverá problema mas se não tiver deixe-o ficar em casa.

Uma vez que têm pelo comprido, devem ser escovados pelo menos 3 vezes por semana e acredite que de todas as vezes ele irá largar muito pelo.

Os Terra-nova têm ainda tendência para babar, principalmente depois de beberem água e para minimizar a sujidade deve colocar um tapete por baixo do bebedouro.

Doenças

Os principais problemas desta raça são a estenose pulmonar, a displasia do cotovelo e a torção gástrica pelo que deverá fazer exames com regularidade para perceber se existem este tipo de problemas.

Cães de porte muito grande necessitam de espaço e por isso não aconselhamos a ter este tipo de cães em apartamentos pequenos. Caso seja uma pessoa que se ausenta muito, talvez esta não seja a raça ideal para si pois apesar de terem uma energia moderada e de serem pacientes, não gostam de se sentir sozinhos ou sem os donos.

Fotografia: Tracy Lee Totoro in the snow via photopin (license)

Apaixonada por animais e o seu melhor amigo é o Dallas, um Boxer muito querido e louco para a brincadeira.

Blogger e Community Manager da Love Pet Food. Licenciada em Economia na Nova School of Business and Economics e mestre em Marketing pelo ISCTE Business School.

Join thousands of pet lovers and get our weekly pawsome newsletter

Every week we send out our newsletter so you don't miss out on our tips, news and all things funny about our four legged friends.