Porque tratamos os cães como humanos?

Nídia Teiga Cães, Comportamento, Curiosidades

O vínculo entre o homem e o cão é algo que existe há milhares de anos mas muitos não sabemos porquê.

Os cães são animais com grandes habilidades sociais e que se adaptam rapidamente às nossas vidas o que por vezes faz com que os tratemos como seres humanos. Para além disso os cães têm comportamentos que contribuem ainda mais para este comportamento dos humanos.

Contacto visual

Tal como fazemos com os nossos amigos, filhos e outras pessoas, também com os cães conseguimos comunicar através do olhar e transmitir sentimentos.

Cães são parecidos com os donos

É comum ouvir-se dizer que os cães são parecidos com os donos. Num estudo particular, os participantes foram capazes de combinar imagens de animais de estimação com seus proprietários com quase 80 por cento de precisão simplesmente a observar fotografias.

Os cães brincam connosco

Brincar aumenta os laços dos humanos com os cães, além de que alivia o stress e cria recordações divertidas. Quando é o animal a procurá-lo para brincar então os laços são ainda mais fortes e benéficos uma vez que o mesmo poderá fazê-lo levantar do sofá e passar um ótimo dia ou momento.

Os cães procuram-nos

Durante uma tempestade, durante a trovoada ou em multidões o seu cão procura-o? Está à sua espera quando chega a casa? Isto quer dizer que quando estão stressados, os cães procuram os donos porque confiam nele, fazendo com que os donos se sintam protetores e necessários na vida do patudo.

Fotografia: Neil. Moralee A little wolf in all of us. via photopin (license)

Apaixonada por animais e o seu melhor amigo é o Dallas, um Boxer muito querido e louco para a brincadeira.

Blogger e Community Manager da Love Pet Food. Licenciada em Economia na Nova School of Business and Economics e mestre em Marketing pelo ISCTE Business School.

Join thousands of pet lovers and get our weekly pawsome newsletter

Every week we send out our newsletter so you don't miss out on our tips, news and all things funny about our four legged friends.