Truques para o cão deixar de fazer xixi em casa

Nídia Teiga Cães, Comportamento

Um cão faz parte da família e como tal deve agir ou ter comportamentos que se enquadrem no dia-a-dia da família. Dentro destes comportamentos existe um essencial, fazer xixi e coco no sítio correto.

Este treino deve ser feito desde pequenos, mas existem animais que não cumprem o treino e acabam por fazer em casa ou no sitio errado. A primeira coisa a fazer é perceber qual o motivo deste comportamento, no caso de adultos pode ser nervosismo, ansiedade, incontinência, entre outros.

No caso de animais mais novos eles podem fazê-lo porque ainda não estão bem ensinados mas para isso deixamos algumas dicas:

– Ensinar sempre com base em reforços positivos;

– Os “nãos” devem ser ditos de forma firme e não aos gritos;

– Sempre que ele fizer na rua, não se esqueça de recompensar.

Caso more numa casa com jardim e queira que o animal faça numa zona especifica a primeira coisa a fazer é escolher a área e limitá-la. Quando estiver com ele em casa encaminhe-o até ao local e se ele fizer no sítio certo, recompense-o.

Quais são os truques que utilizou ou está a utilizar? Queremos saber tudo.

Fotografia: Szhlopp Theo via photopin (license)

Apaixonada por animais e o seu melhor amigo é o Dallas, um Boxer muito querido e louco para a brincadeira.

Blogger e Community Manager da Love Pet Food. Licenciada em Economia na Nova School of Business and Economics e mestre em Marketing pelo ISCTE Business School.

Join thousands of pet lovers and get our weekly pawsome newsletter

Every week we send out our newsletter so you don't miss out on our tips, news and all things funny about our four legged friends.