Tudo o que devemos saber sobre a Otite canina

Nídia Teiga Cães, Doenças e Parasitas, Higiene, Saúde

Otite canina

A otite canina é uma doença inflamatória bastante comum nos cães, principalmente nos cães que têm orelhas descaídas, pois a ventilação das orelhas é reduzida o que faz com a humidade nestes locais seja maior e mais favorável à criação de bactérias e fungos. Esta inflamação é bastante desconfortável para o cão principalmente se não for detetada de início e não for tratada. Casos de otites avançadas ou mal curadas podem causar perfuração do tímpano, surdez ou tornar-se um caso cirúrgico.

Sintomas

Os principais sintomas da otite canina são: cheiro forte, o cão sentir dor quando tocamos, baloiçar a cabeça para coçar, esfregar a orelhas em todos os sítios, uma secreção amarela ou escura na orelha, entre outros.

Caso detete algum destes sintomas é importante que leve o cão ao veterinário. Este irá executar alguns exames no cão e perceber qual o organismo que afetou os ouvidos. Nestes exames é também possível perceber, através da secreção amarela se a otite provêm de uma bactéria ou fungo. Só depois de se saberem os resultados é que o médico poderá tratar o cão.

Otite Canina

Causas

Existem diversas causas para que o cão fique com uma otite:

– água dentro do ouvido;

– através do desenvolvimento de alergias;

– parasitas;

– corpo estranho no ouvido;

– entre outros.

Tratamento

O tratamento da otite passa por limpar até duas vezes o ouvido do cão com um produto próprio para eles; utilizar e dar os remédios e antibióticos que o veterinário receitou.

Otite Canina

Prevenir

Para prevenirmos a otite canina devemos limpar as orelhas do cão de dentro para fora e evitar que durante o banho e os mergulhos entre água, por isso aconselhamos a que coloque um pouco de algodão.

As otites caninas demoram cerca de 3 a 6 semanas para se curarem e desaparecerem por completo.

Apaixonada por animais e o seu melhor amigo é o Dallas, um Boxer muito querido e louco para a brincadeira.

Blogger e Community Manager da Love Pet Food. Licenciada em Economia na Nova School of Business and Economics e mestre em Marketing pelo ISCTE Business School.

Join thousands of pet lovers and get our weekly pawsome newsletter

Every week we send out our newsletter so you don't miss out on our tips, news and all things funny about our four legged friends.