Como ser um bom vizinho e ter bons vizinhos com o seu cão

Nídia Teiga Segurança

Quando vivemos em apartamentos, ou mesmo numa moradia queremos sempre que os nossos vizinhos sejam os melhores, mas para isso é preciso que nós mesmos também o sejamos. Com isto não estamos a dizer que tenham de ser os melhores amigos, mas devem respeitar os outros moradores. O respeito passa também pelos animais de estimação e em educá-los para que estes respeitem o espaço dos vizinhos.

No entanto nem sempre é fácil de controlar os nossos patudos e os nossos gatos e por isso deixamos algumas dicas de como poderá educar o seu cão e criar algumas barreiras para que este respeite os seus vizinhos, o seu espaço e a o seu bem-estar. Pois se um vizinho estiver mal consigo acredite que não terá uma vida agradável ou pelo menos não será uma convivência feliz.

Propriedades privadas e espaços comuns

Caso viva num condomínio privado deve ter em atenção aos espaços comuns e se o seu cão ou gato não estragam algo. Deve ainda, caso existam jardins privados, evitar que o seu cão permaneça em propriedade privada a não ser que os seus vizinhos o permitam.

Necessidades

É sempre desagradável quando estamos na rua e vemos cocó de cão e temos de nos desviar e muito mais desagradável quando não vemos e acabamos por pisar. Por isso mesmo quando for passear o seu cão deve sempre levar sacos para apanhar os cocós.

Vedações

Existem cães que gostam de correr e ladrar ao longo das vedações mas nem todas as pessoas gostam. Aliás este tipo de atitude pode causar um acidente uma vez que a pessoa vai a passar e assustasse e pode cair no passeio ou na estrada.

Ladrar

Alguns cães ladram durante muito tempo, quer seja dentro de casa ou fora e isto pode ser devido a vários fatores: ansiedade, stress, medo, entre outros. Se ele estiver a ladrar muito na rua poderá colocá-lo dentro de casa, mas se este continua a ladrar dentro de casa então deverá procurar ajuda profissional.

Trela

Esta é uma questão que estamos sempre a falar mas a verdade é que nunca é de mais. Deve andar sempre com o seu cão de trela, a não ser que esteja num espaço próprio, pois mesmo que o seu cão seja muito educado ele pode sempre “sair da casca” e fazer algo que não costuma. Cães sem trela pode ser perigoso para eles e para os outros.

Saúde

Tenha em atenção a saúde do seu cão e vá com regularidade ao veterinário para que o mesmo esteja vigiado. As vacinas devem ainda estar em dia e a alimentação deve ser cuidada. Para isso poderá entrar na nossa loja e escolher a melhor ração para o seu cão.

Identificação

Todos os cães devem estar identificados na coleira para caso se percam possam ser devolvidos aos seus donos rapidamente. Esta identificação deve ter o nome do cão e o número de telefone dos donos. Não se esqueça ainda que todos os cães devem ter o chip ativado.

Apresentação

Apresente sempre o seu cão aos seus vizinhos de forma suave e calma. Crie amizades e socialize o seu cão com os cães dos vizinhos.

Depois destas dicas acreditamos que terá uma vizinhança incrível!

Fotografia: ☂☂Dully and Rainy Day!☂☂ Smiling At Mom 🙂 via photopin (license)

Apaixonada por animais e o seu melhor amigo é o Dallas, um Boxer muito querido e louco para a brincadeira.

Blogger e Community Manager da Love Pet Food. Licenciada em Economia na Nova School of Business and Economics e mestre em Marketing pelo ISCTE Business School.

Join thousands of pet lovers and get our weekly pawsome newsletter

Every week we send out our newsletter so you don't miss out on our tips, news and all things funny about our four legged friends.