Vai acolher um cão abandonado? Deixamos aqui umas dicas

Nídia Teiga Cães, Informação 0 Comments

Fonte: jonix_k

Adotar e resgatar um animal abandonado é algo nobre e muito bonito, mas que requer muita compreensão, cuidado e paciência.

Como todos sabemos a forma como tratamos e educamos os nossos animais de estimação influenciará sempre o comportamento e a forma como eles reagem às situações, como reagem a um passeio na rua, à chega de visitas, etc. É importante reforçar que este tipo de comportamentos tanto podem acontecer em animais adotados como comprados.

No entanto se estivermos a falar da adoção de animais que foram criados na rua, temos de ter em consideração que o seu comportamento se irá basear no seu passado que muitas das vezes trazem recordações más, de sofrimento, violência, fome, etc.

Se estiver a pensar adotar um animal que tenha vivido na rua, deixamos algumas dicas para que tudo possa correr da melhor forma.

Consulta veterinário

Marque uma consulta no veterinário num veterinário conhecido e peça que ele verifique tudo e que faça os exames necessários. Esta consulta deverá ser feita antes de juntar este animal a outro.

Comportamento

Caso o animal aparente ser um pouco mais agressivo ou retraído, peça ajuda ao veterinário para saber lidar com esta situação.

Em casa

Se em casa tiver crianças pequenas, é importante que lhes explique que têm de ter calma com o novo membro e que existem algumas brincadeiras que não podem fazer, como puxar a cauda, as orelhas, etc.

Carinho

Carinho e atenção são as principais formas para conseguir conquistar a confiança do animal.

É no verão que se regista um maior número de abandonos de animais, nos mais diversos locais. A velhice é também uma das causas para o abandono pois a idade faz com que apareçam mais problemas nos animais o que se torna numa despesa e requer cuidados especiais.

Ajudar um animal será uma grande ajuda, tanto para a sociedade como também para eles que nos serão gratos pela ajuda para o resto da vida.

Fotografia: jonix_k friends love via photopin (license)

Apaixonada por animais e o seu melhor amigo é o Dallas, um Boxer muito querido e louco para a brincadeira. Blogger e Community Manager da Love Pet Food. Licenciada em Economia na Nova School of Business and Economics e mestre em Marketing pelo ISCTE Business School.

Junte-se a milhares de pet lovers e receba a nossa newsletter patuda.

Todas as semanas enviamos a nossa newsletter cheia de dicas, notícias e videos divertidos. Não perca nada e subscreva!