Verrugas nos cães, porquê?

Nídia Teiga Cães, Saúde

Fonte: Jonathan Meddings

À medida que os cães envelhecem, podem começar a aparecer algumas “bolinhas” ou “caroços” na pele, uma das queixas mais comuns, são as verrugas.

As verrugas em cães são causadas por um vírus, chamado “papilomavírus canino” e acredita-se que todos os cães já estiveram expostos a este virús, mas apenas se manifesta se a imunidade não estiver a 100%.

Em cães mais novos, as lesões geralmente aparecem na boca, e, eventualmente, na região dos olhos. As verrugas são lesões carnosas e passam de um cão para o outro por contato direto. Estas verrugas têm tendência a passar com o tempo, mas por vezes existe a necessidade de fazer alguns tratamentos.

Em cães mais idosos, as verrugas podem aparecer em qualquer lugar do corpo, mas os lugares mais comuns são à volta dos dedos e no abdómen.

Tratamento

As verrugas geralmente incomodam mais os donos do que os próprios cães. O tratamento é recomendado se devido ao tamanho ou local onde crescem estiverem a incomodar o cão. Caso a verruga aumente de tamanho, consulte o veterinário.

Prevenção

O papilomavírus é um vírus com o qual, como já dissemos acima, a maioria dos cães adultos já teve contato, e que apenas se manifesta em animais que tenham o sistema imune em baixo; assim, as verrugas funcionam como um sinal de que algo pode não estar bem com o cão. Pode evitar isto com uma dieta saudável e cuidados gerais com saúde e higiene, apesar de não garantir que não aparecerá.

Apaixonada por animais e o seu melhor amigo é o Dallas, um Boxer muito querido e louco para a brincadeira.

Blogger e Community Manager da Love Pet Food. Licenciada em Economia na Nova School of Business and Economics e mestre em Marketing pelo ISCTE Business School.

Join thousands of pet lovers and get our weekly pawsome newsletter

Every week we send out our newsletter so you don't miss out on our tips, news and all things funny about our four legged friends.