Vitiligo, uma doença que também afeta os cães

Nídia Teiga Cães, Doenças e Parasitas, Saúde

Existem várias doenças que não só afetam apenas os humanos mas também os animais, é o caso do vitiligo. Achavam que os cães não sofriam desta doença? Enganem-se pois sofrem.

Esta doença afeta a melanina da pele e do cabelo o que faz com que apareçam as tão comuns manchas no corpo. Mas não se preocupe porque isto apenas afeta a estética e aparência do animal e não a saúde e nem se trata de uma doença contagiosa. No entanto são necessários cuidados especiais, como por exemplo com o sol, pois exposição a mais pode fazer com que o animal desenvolva cancro de pele.

Causas e sintomas

Pensa-se que se trate de uma doença genética, hereditária e auto-imune o que quer dizer que possam existir animais com mais probabilidade de desenvolverem a doença do que outros. Este tipo de doenças, as auto-imunes fazem com que o organismo do cão destrua as próprias células produtoras de melanina. Os principais sintomas são branqueamento da pele e pelo junto aos olhos, nariz e cabeça.

Raças

Tal como dissemos e tratando-se de uma doença que pode ser passada geneticamente, existem raças com mais probabilidade de a desenvolverem como é o caso do Rotweiller, Pastor Belga, Golden Retriever, entre outras.

Diagnóstico

Este diagnóstico apenas pode ser feito pelo veterinário através de uma biopsia à área despigmentada.Caso apareça alguma área de pelo ou de pele mais esbranquiçada não pense logo que seja tratar de vitiligo, existem outras respostas para este acontecimento.

Outras origens para zonas esbranquiçadas:

  • Velhice;
  • Albinismo – outra doença que afeta humanos e animais;
  • Transtornos nutricionais – deficiências em minerais como o cobre e o zinco;
  • Doenças endócrinas
  • Alterações físicas – lesões na pele, queimaduras, frio, etc;
  • Alterações químicas – por exemplo uma injeção;
  • Tumores;
  • Outras doenças auto-imunes.

Tratamento

Esta é uma doença que não tem tratamento, mas como já referimos não têm implicações mais graves sem ser a estética do animal.

Fotografia: unbunt.me Sir Jamie 👑 via photopin (license)

Apaixonada por animais e o seu melhor amigo é o Dallas, um Boxer muito querido e louco para a brincadeira.

Blogger e Community Manager da Love Pet Food. Licenciada em Economia na Nova School of Business and Economics e mestre em Marketing pelo ISCTE Business School.

Join thousands of pet lovers and get our weekly pawsome newsletter

Every week we send out our newsletter so you don't miss out on our tips, news and all things funny about our four legged friends.