E você como faz uma massagem ao seu gato?

Nídia Teiga Gatos

Os gatos são muitas vezes conhecidos por não gostarem de grandes afetos e carinhos, mas a verdade é que eles gostam. Para eles os donos são como as suas mães e por isso é que muitas vezes pedem mimos ou se o dono por iniciativa própria começar a dar eles aceitam. Este comportamento começa quando os gatos esfregam o corpo nas nossas pernas em busca de atenção.

Estes mimos e carinhos que dá-mos aos gatos podem ser traduzidos numa ótima massagem.

Massagem

A massagem é um momento de relaxamento, tanto para o gato como para o dono que pode acabar com muito do stress acumulado. Para além deste alívio, a massagem fará também com que a relação entre gato e dono fique mais forte o que melhora a vida de ambos.

Quando estamos a massajar o nosso gato podemos também fazer uma “inspeção” ao corpo e perceber se existe alguma coisa errada, como um nódulo,uma ferida, uma dermatite, um nó de pelos ou alguma pulga/carraça.

Como fazer uma massagem

As principais áreas para massajar um gato são a cabeça, focinho, pescoço, costas e cauda e se pensarmos bem, estas são as partes com que o gato nos toca quando procura atenção.

  • Espere que o gato o procure;
  • Procure um local confortável para ambos;
  • Deve começar por falar com gato de forma calma e harmoniosa;
  • Comece por massajar o focinho, uma área que liberta substâncias que aumentam o bem-estar;
  • Depois do focinho, massaje a cabeça, principalmente na zona atrás das orelhas e do queixo;
  • Com a mão totalmente aberta faça uma única festa desde a cabeça até à cauda e repita;
  • Chegando à cauda poderá ficar apenas por aqui e massajar toda a cauda, de baixo para cima.

Esta massagem não deve ultrapassar os 5/10 minutos pois se demorar muito o gato poderá fartar-se e um momento bom passará a um momento stressante.

Durante a massagem

Deve prestar atenção à linguagem corporal do gato durante a massagem para perceber se o mesmo está a gostar ou não e se está confortável.

  • Sons: se ele ronronar é porque efetivamente está a gostar;
  • Saliva: se o mesmo hipersalivar quer dizer que está relaxado;
  • Orelhas: caso as orelhas estejam para trás então deverá parar pois o mesmo já não está a gostar e prepara-se para atacar.

Estas são apenas algumas dicas de como deve massajar o seu gato, mas estamos sempre abertos a novas. E você como faz a massagem ao seu gato?

Fotografia: tsbl2000 Alfie via photopin (license)

Apaixonada por animais e o seu melhor amigo é o Dallas, um Boxer muito querido e louco para a brincadeira.

Blogger e Community Manager da Love Pet Food. Licenciada em Economia na Nova School of Business and Economics e mestre em Marketing pelo ISCTE Business School.

Join thousands of pet lovers and get our weekly pawsome newsletter

Every week we send out our newsletter so you don't miss out on our tips, news and all things funny about our four legged friends.